BACIA HIDROGRÁFICA

Caracterização da Região Hidrográfica - GD 3

A Bacia do Rio Grande (parte mineira) é composta hoje por 08 Unidades de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos - UPGRH. Na totalidade são 235 municípios das regiões Sul , Sudoeste e Campos Das Vertentes . A UPGRH – GD- 3 está localizada na região definida como Entorno da Represa de Furnas e é formado por 54 municípios. Sua característica principal é a localização do complexo hídrico que forma a Represa de Furnas, no curso médio do Rio Grande, no trecho denominado “Corredeiras das Furnas”. Esta importante represa está localizada entre os municípios de São José da Barra e São João Batista do Glória. Além dos 34 municípios lindeiros que formam o Lago de Furnas, a maior extensão de águas em nosso estado cobrindo uma superfície de 1.457,48 Kilômetros quadrados.

A região hidrográfica GD- 3 ainda engloba inúmeros outros municípios e localidades de grande importância econômica para Minas Gerais. De relevo montanhoso e formação de cerrado esta região se destaca pela diversidade na agricultura desde o café, milho, soja, batata, arroz e feijão ,como também as chamadas culturas cítricas. No campo industrial a região vai se destacando como pólo atrativo de novas industrias ,destacando as cidades de Varginha ,Lavras ,Três Pontas , Alfenas, Formiga ,Campo Belo e Perdões como novos centros industriais. No campo educacional suas universidades são referências nos âmbitos nacional e internacional, desde escolas superiores como UFLA, UNIFENAS,FEDERAL DE ALFENAS,FUNDAÇÃO COMUNITÁRIA DE ENSINO SUPERIOR DE FORMIGA, aos níveis técnicos como Machado e Nepomuceno que já atraem novas demandas em formação técnica .A duplicação da Rodovia Fernão Dias 381 acarretou para a região um surto de progresso crescente.

Outro fator econômico a ser destacado e a implantação do Pólo Turístico na região com aproveitamento do lago artificial criado pela represa o município de Capitólio foi o ponto de partida com o empreendimento Escarpas do Lago com investimentos de alto nível. Apesar das constantes oscilações da cota do lago a região já é conhecida pelo potencial existente e inúmeros projetos implantados e dezenas a espera de definições mobilizam o cenário turístico na região do chamado “Mar de Minas “.