ARTIGOS E PUBLICAÇÕES

3ª Reunião Ordinária CBH Furnas - 2019

  • 11/09/2019

 Será realizada a Terceira Reunião Ordinária do CBH Furnas do ano de 2019 em Lavras, MG no próximo dia 12 de setembro. Dentre os itens em pauta está a votação para integração do Grupo de Trabalho responsável em analisar mecanismos e viabilidades de implantação de um sistema de cobrança pelo uso de recursos hídricos no reservatório do lago de Furnas. Previsto em lei, a cobrança pelo uso é um importante passo para ampliar as capacidades de gestão pelo Comitê além de permitir regularizações de outorgas, investimentos e divulgação de atividades.
Na reunião passada, feita em junho de 2019 no município de Capitólio, MG, foram compostas as Câmaras Técnicas Institucional Legal (CTIL) e de Outorga e Cobrança (CTOC) para trabalharem juntos no desenvolvimento desses estudos e implementação dessas atividades colocando o CBH Furnas no próximo passo para sua consolidação e papel importante na gestão participativa intermediando diferentes interesses por parte dos usuários das águas do reservatório de Furnas regularizando suas atividades.
As reuniões ordinárias ocorrem quatro vezes ao longo do ano e servem para desenvolver as capacidades do CBH em gerir e se adequar aos diferentes contextos únicos de atividades e uso de recursos hídricos por parte dos usuários das águas do reservatório de Furnas de modo legalizado e ordenado institucionalmente. As reuniões são abertas ao público.
Outro item em pauta na reunião de setembro é a inauguração do novo site do CBH Furnas (este) uma vez que o antigo foi descontinuado desde 2016. O site visa divulgar as atividades e servir como ponto de apoio na divulgação das atividades e andamentos com informes e notícias pertinentes ao Comitê, uso de recursos hídricos e assuntos relacionados ao Reservatório de Furnas.